11 Fevereiro 2010
 
"A revista Domingo Magazine (suplemento do Diário do Notícias) dá destaque à questão da literacia da informação: Geração Copy/Paste.
Num artigo que apresenta algumas das conclusões de um estudo em Ciência da Informação, coordenado por Armando Malheiro, da Universidade do Porto que tem como título: A Literacia informacional no Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES): estudo da situação das competências da informação em Portugal.
Apesar do artigo estar bem escrito e apresentar dados bastante interessantes, os resultados não são totalmente novidade para quem trabalha em bibliotecas (públicas) e regularmente lida com os chamados pré-adolescentes ou os acompanha nos trabalhos escolares.
A grande questão que se coloca é o que vamos nós, profissionais da informação ou as bibliotecas (escolares, públicas e universitárias), fazer para modificar este cenário? Qual será o nosso papel? De forma podemos contribuir para alterar este quadro de (i)literacia da informação?
Aqui ficam alguns dados interessantes:
"Os jovens de hoje são exímios utilizadores dos computadores e da internet mas nem por isso são gente mais informada. Pelo contrário. Apesar de 99 por cento deles possuírem e manipularem as novas tecnologias, manifestam uma confrangedora incompetência ao nível da pesquisa, selecção, tratamento e transformação da informação que seleccionam."
"A pesquisa mostra que ao excelente apetrechamento e manuseamento tecnológico dos jovens não se alia um bom desempenho das competências e capacidade na busca e uso da informação no quadro definido pelo Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES) e da sociedade da informação/conhecimento. "
"«Procurámos alargar o conceito de literacia no sentido de perceber não apenas como é que as pessoas buscam informação, mas também o tipo de necessidades que as levam a procurá-la e o modo como elas se relacionam com o meio envolvente, nomeadamente, a escola e a família», sintetiza Armando Malheiro. Que atenção é dada nas universidades – e se ela foi, ou não, já prestada no secundário – ao processo de busca, selecção, uso e transformação eficiente de fontes de informação diversas é a grande questão colocada pela pesquisa. "
"«Ficam satisfeitos com os primeiros resultados das buscas. Manifestam uma postura acrítica das fontes e dos resultados obtidos», observa o investigador, ensaiando uma possível explicação para a situação: «Sentem-se auto-suficientes porque dominam o acesso e as condições de acesso tecnológico.» A possibilidade e facilidade de acederem como e sempre que quiserem a um manancial gigantesco de dados parece conferir aos jovens um forte sentimento de apropriação da informação, libertando-os das tarefas mais duras de aquisição do conhecimento."
"USO DOS RECURSOS DA NET
> Lazer: YouTube, Hi5, Messenger, downloads lideram com taxas que chegam a ultrapassar os 50% nos alunos universitários e os 60% nos dos secundário para o caso, por ex. do Messenger.
> Websites de bibliotecas, B-On (Biblioteca Online) e bibliotecas digitais com as taxas mais baixas, não atingindo os 5% nos dois níveis de ensino.
"
"VISITAS À BIBLIOTECA ESCOLAR (BE) E DA FACULDADE (BF)
> 23,6% dos alunos do secundário e 15,9% do superior nunca visitaram bibliotecas desde o 1.º ciclo.
> Verifica-se uma maior afluência no 3.º ciclo (68,6% e 60,9% do secundário e do superior, respectivamente), seguido do 2.º ciclo (47% e 42,3%).
> Só uma minoria frequenta regularmente as bibliotecas. A maioria recorre a estes espaços para estudar.
"
"UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DAS BE/BF
No ensino secundário
> Mais de 50% não utilizam os recursos disponíveis nas bibliotecas (catálogo, biblioteca digital, catálogo electrónico, bases de dados), com excepção do acesso livre (mesmo assim, 26,5% nunca o utilizaram).
No ensino superior
> Alunos utilizam uma maior diversidade de recursos, mas a sua utilização é baixa. A opção «nunca» recolhe percentagens superiores a 33% e no caso do catálogo atinge os 52%.
> O acesso livre é o recurso mais utilizado, mas só 23,5% o faz frequentemente.
"
"VISITAS À BIBLIOTECA PÚBLICA (BP)
> Foi grande a percentagem de inquiridos que não responderam. Dos que responderam, metade (tanto do secundário como do superior) nunca usou os recursos disponíveis."
publicado por Biblo-ESARS às 21:37

02 Fevereiro 2010
Quem me quiser há-de saber as conchas
a cantiga dos búzios e do mar.
Quem me quiser há-de saber as ondas
e a verde tentação de naufragar.
Quem me quiser há-de saber as fontes,
a laranjeira em flor, a cor do feno,
a saudade lilás que há nos poentes,
o cheiro de maçãs que há no inverno.
Quem me quiser há-de saber a chuva
que põe colares de pérolas nos ombros
há-de saber os beijos e as uvas
há-de saber as asas e os pombos.
Quem me quiser há-de saber os medos
que passam nos abismos infinitos
a nudez clamorosa dos meus dedos
o salmo penitente dos meus gritos.
Quem me quiser há-de saber a espuma
em que sou turbilhão, subitamente
- Ou então não saber coisa nenhuma
e embalar-me ao peito, simplesmente.

 

publicado por Biblo-ESARS às 22:25

31 Janeiro 2010

The Project Gutenberg EBook of A Revolução Portugueza:

O 31 de Janeiro (Porto 1891), by Jorge de Abreu
http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.gutenberg.org/files/29484/29484-h/images/capa.png&imgrefurl=http://www.gutenberg.org/files/29484/29484-h/29484-h.htm&usg=__0eVaD6aO0btMpoLG7z__oBFlXSY=&h=452&w=545&sz=274&hl=pt-PT&start=20&um=1&tbnid=0P1Z4FqO1_AFYM:&tbnh=110&tbnw=133&prev=/images%3Fq%3Daur%25C3%25A9lio%2Bda%2Bpaz%2Bdos%2Breis%2B31%2Bjaneiro%2B1890%26hl%3Dpt-PT%26um%3D1

 

publicado por Biblo-ESARS às 23:11

27 Janeiro 2010

Não apaguem a memória 

 

“Eu estive aqui e ninguém contará a minha história”. Esta frase, escrita numa pedra em Bergen Belsen, poderia ter sido escrita em qualquer outro campo de concentração ou extermínio.

Esta frase levou Luís Sepúlveda a compreender que tinha que contar muitas das histórias que conheceu ao longo de anos, na sua vida de andarilho, histórias de homens e mulheres que encontrou.

Sepúlveda encontrou, em Rosas de Atacama, palavras simples e nobres para contar o encanto de uma humanidade que nos reconcilia com a vida, apesar de tudo e, tal como ele, ficarmos maravilhados com flores vermelhas colorindo um Deserto como o de Atacama.

 

publicado por Biblo-ESARS às 23:44

26 Janeiro 2010

A aluna Ana Raquel Pereira, 10ºAno PAP, Steven, Jorge Farias, Viviana Chagas, Débora França e Victor Inácio estão de parabéns!
O trabalho da aluna Ana Pereira foi um dos seleccionados para o Concurso SeixalModa, na categoria "estilista".

Os restantes alunos foram seleccionados como modelos.
O concurso integra-se numa das actividades promovidas pela Câmara Municipal do Seixal, no âmbito do Março Jovem. 
Parabéns Ana! Parabéns a todos!

Parabéns Câmara Municipal do Seixal pelas extraordinárias iniciativas que envolvem jovens e comunidade educativa.

publicado por Biblo-ESARS às 13:41

21 Janeiro 2010

Mapa dos blogues das Bibliotecas Escolares Portuguesas

http://bevilarinho.googlepages.com/mapablogues

publicado por Biblo-ESARS às 00:24

20 Janeiro 2010
Caderno de Memórias Coloniais
 
Pode descolonizar-se um país. Mas é impossível descolonizar-se a alma.
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 176
Editor: Angelus Novus
ISBN: 9789728827663
 
 Por tudo o que me fez ler e sentir  Obrigada Isabel!
publicado por Biblo-ESARS às 21:41

17 Janeiro 2010

http://sapoblogs.do.sapo.pt/ler/autoresinfluentes.pdf

 

...o que aprendemos ou deveríamos ter aprendido com eles

Compilação de José Mário Silva para a revista Ler

 

publicado por Biblo-ESARS às 23:34

08 Janeiro 2010

 

No âmbito do PNL – Plano Nacional de Leitura, a equipa da biblioteca e Direcção da escola informam que, no dia 8 de Janeiro de 2010, se realizou a 1ªFase do Concurso Nacional de Leitura, de acordo com o regulamento e calendarização da edição de 2009/2010 do Concurso Nacional de Leitura:  1ªFase - provas nas escolas, de 13 de Outubro 2009 a 15 de Janeiro 2010.
           
 A participação no concurso incluiu alunos do Ensino Básico e Secundário, qualquer que fosse a sua nacionalidade.
Todos os alunos participantes estão de parabéns pelo excelente desempenho. Todos prestaram provas extraordinárias e obtiveram resultados muito bons.
 
A equipa da biblioteca quer ainda demonstrar o seu reconhecimento aos professores e alunos que aceitaram ser elementos do júri:
Professora Maria do Carmo Lourenço, Professora Arménia Diniz; Professora Rosário Saraiva; aluna Sinthia Moreno e aluna Daniela Cruz.
E à professora Leonor Mourato que desenhou o certificado.
 
Da decisão do júri, constituído por cinco elementos, foi apurado o seguinte resultado:
 
Alunos do Ensino Básico –         Inês do Carmo Duque Montalvo, 8E
                                               Inês Raposo, 9G
                                               Sérgio Duarte da Silva Sousa, 8E
 
Alunos do Ensino Secundário - Margarida Marques, 10H1
                                               Daniela Lopes, 10H1
                                               Mariana Tofais, 11E1
 
Os alunos seleccionados irão representar a nossa escola na 2ªFase do Concurso (de forma extraordinária).
 
O auditório, a partir das apresentações observadas e através de inquérito, pronunciou-se acerca das suas escolhas e preferências de leitura.
O resultado corroborou as escolhas e decisão do júri e a resposta à questão “o livro que irei ler” apresentou como a obra mais votada “O Silêncio dos Outros”, de Lydia Gouardo, apresentada pela aluna Daniela Lopes, seguida de “Lágrimas do Assassino”, de Anne-Laure Bondoux, apresentada pela aluna Inês Montalvo.
 
Os resultados, a identificação dos alunos seleccionados, as obras lidas e apresentadas foram registadas no sítio do PNL, cumprindo-se de imediato os procedimentos desta fase interna de concurso.
Ainda nesta 1ªFase, a 29 de Janeiro de 2010, será divulgado no sítio PNL a biblioteca pública da fase distrital onde os nossos 6 alunos irão prestar provas no mês de Fevereiro/Março de 2010.
 
2ª Fase: provas distritais, Bibliotecas Públicas, Fevereiro e Março de 2010
Na 2ª Fase, a selecção das obras será elaborada pelos Júris Distritais, levando em conta as escolhas que emanarem de cada escola, mas podendo naturalmente acrescentar a essas escolhas outras obras consideradas relevantes, até um total de cinco títulos.
 
3ª Fase: provas finais, Maio 2010
Finalmente, na 3ª Fase, a selecção caberá ao Júri Nacional, tendo em conta as obras seleccionadas a nível distrital, mas podendo acrescentar-lhes outros livros. Para a Final Nacional, o total de obras seleccionadas não deverá exceder o número de seis.
 
Acesso a informação PNL:
www.planonacionaldeleitura.gov.pt/
publicado por Biblo-ESARS às 22:19

08 Janeiro 2010

 

A biblioteca e a Direcção da escola ofereceram as Janeiras aos alunos do 7ºano. Neste sentido os alunos presentes na sessão de contos com o contador de Histórias Jorge Serafim, no espaço da biblioteca da escola, assumem o compromisso de apresentar / falar com restantes colegas (EA, AP ou FC) sobre a iniciativa que decorreu no dia 6 de Janeiro 2010, das 11h às 13h.
publicado por Biblo-ESARS às 22:14

Outubro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Perfil do Visitante
aluno
professor
assistente operacional
assistente técnico
encarregado de educação
outro
= ver resultados =
Com que frequência costumas usar a BE?
todos os dias
1 a 2 vezes por semana
1 a 2 vezes por mês
1 a 2 vezes por período
raramente
nunca
= ver resultados =
Visitante
subscrever feeds
2009

Ano Internacional da Astronomia

20 Julho 1969

40 anos depois de ter a Lua

Imagem da Terra no horizonte da Lua, a partir da nave Apollo 11. O terreno lunar retratado fica na área do mar de Smyth, do lado claro. Os astronautas Neil Armstrong e Aldrin desciam no módulo "Eagle" para explorar a região do Mar da Tranquilidade na Lua.

Fonte: Nasa

Antes da Lua, o espaço.

O soviético Yuri Alekseievitch Gagarin, em 12 de Abril de 1961 a bordo da nave Vostok-1, tornara-se o primeiro homem a viajar pelo espaço.

Conquista

"Livre não sou, que nem a própria vida

Mo consente.

Mas a minha aguerrida

Teimosia

É quebrar dia a dia

Um grilhão da corrente.

Livre não sou, mas quero a liberdade.

Trago-a dentro de mim como um destino

E vão lá desdizer o sonho do menino

Que se afogou e flutua

Entre nenúfares de serenidade

Depois de ter a lua!"

in,Cântico do Homem

Miguel Torga

mais sobre a biblioteca
pesquisar
 
Professora Bibliotecária
Ana Paula Gonçalves

Na grande biblioteca

"Na grande biblioteca os sábios sentam-se e lêem livros.

Eu sento-me no meio deles, mas não sei porquê.

De tempos a tempos um deles passa pelas brasas

E depois levanta-se para ir beber um café.

Eu deixo-me estar visto que sou o único entre eles que não sabe por que lê os livros empilhados à sua frente na secretária.

Lá fora o sol brilha, os esquilos saltitam no relvado e trepam pelas árvores.

Eu sento-me e leio.

Todos temos que fazer alguma coisa.

As pessoas passam na rua.

Têm coisas para fazer.

Eu leio e leio visto que não tenho mais nada para fazer, e o tempo passa devagar."

Jovan Hristic

Versão publicada por LP, “Do Trapézio, sem rede” às 14:02 a 9/Fev/2010 a partir da tradução inglesa de Charles Simic reproduzida em The Horse Has Six Legs - An anthology of serbian poetry, organização e tradução de Charles Simic, Graywolf Press, Saint Paul, 1992, p. 121

O Medo

"caminhar no deserto, reencontrar a magia das palavras e usá-las com maior ou menor inocência, como se as usássemos pela primeira vez, como se acabássemos de as desenterrar das areias. as palavras, esses oásis envelhecidos que me revestem o corpo como um trapo que sempre me tenha pertencido...

a partir desse momento acumulei infindáveis cadernos escritos; era esta a única maneira de remediar o medo e de não possuir nada, e de ter possuído tudo."

, Al Berto

links